A Cidade do Rock terá mais uma grande novidade nesta edição, agora com foco no meio ambiente.

Aproveitando o Amazonia Live, que convoca a população a se engajar na causa do meio ambiente e colaborar com doação de árvores, o festival traz como proposta a colocação de árvores espalhadas pelo parque.

Mas o que o público não sabe é que entre as plantas que serão colocadas está a OPTree, um gerador fotovoltaico em formato de árvore que transforma luz solar em energia elétrica. Para tornar esta ação viável, a organização do festival acaba de fechar uma parceria com a Comerc Energia e a Sunew, as empresas que desenvolveram o projeto e as “árvores”.

A OPTree é um produto inovador, com design e que trabalha o conceito da energia limpa da melhor forma possível, além de oferecer inúmeros benefícios aos usuários, como por exemplo a possibilidade de carregar um celular, lâmpadas e até roteadores de internet. Suas “folhas”, leves, flexíveis e sustentáveis, são produzidas com os Filmes Fotovoltaicos Orgânicos, conhecidos como OPV (Organic Photovoltaics) e que representam a terceira geração de células solares. As árvores foram desenvolvidas 100% no Brasil e podem ser instaladas em praças públicas, parques, calçadão de praias, jardins de museus, entre outros.

De acordo com a organização do Rock in Rio, cinco OPTrees serão instaladas na Cidade do Rock — quatro espalhadas pelo parque e uma na área VIP. “Estas árvores foram pensadas para serem instaladas em áreas públicas e, no Rock in Rio, com a energia gerada por elas, reforçamos para o público que é possível, sim, contribuir para o meio ambiente de forma prática e muito simples. Queremos que o mote do Amazonia Live esteja vivo na Cidade do Rock e as OPTrees traduzem exatamente o olhar que estamos dando à natureza ”, afirma Roberta Coelho, diretora de projetos especiais do Rock in Rio.

Sobre o Amazonia Live

O Amazonia Live é o projeto socioambiental do Rock in Rio que visa restaurar mais de 400 hectares de floresta desmatada nas cabeceiras e nascentes do Rio Xingu, entre outras áreas emergenciais. O início do projeto aconteceu em abril de 2016 e o objetivo é que sejam plantadas 4 milhões de árvores até 2019. Todos podem se engajar na causa fazendo sua contribuição no www.amazonialive.com.br.

Fonte: O Debate – Portal de Noticias