Empresas podem programar o consumo e garantir economia de custos com energia.

O recuo da carga no país como um todo trouxe uma perspectiva de melhora nos preços de energia para os próximos anos. “

Bom momento para empresas aderirem ao mercado livre de energia”, acredita, Antônio Carlos Bento, presidente da IBS-Energy, empresa de soluções e consultoria em gestão de energia elétrica

O recuo da carga está diretamente ligado ao aumento dos preços e momento econômico do país, que fazem com que o mercado livre de energia esteja com preços competitivos para quem quer buscar comprar energia para os próximos 5 anos, trazendo perspectiva de bons resultados em relação ao mercado cativo.

“É uma boa hora para a empresa migrar para o mercado livre e programar o custo com energia, o que resultará em diminuição de despesas”, explica Bento.

Outro ponto favorável, em sua visão, é a possibilidade do governo aumentar os recursos para o mercado livre, o que pode impactar na redução do custo marginal e consequentemente maior redução nos dispêndios com energia aos consumidores do mercado livre.

Quando a empresa adota o sistema livre, consegue ter uma previsão de gasto futuro com energia, o que é muito importante, principalmente em épocas que os preços do mercado cativo sofrem alta. “O ideal é fazer uma gestão para avaliar as necessidades e implantar um programa a longo prazo. O mercado livre é a melhor forma de fazer isso”, explica.

A gestão programada gera economia para operação das empresas. Criado a partir da lei 9.074/95 há 20 anos, o mercado livre de energia elétrica brasileiro também como ambiente de contratação livre (ACL) para empresa com demanda contratada de energia acima de 500 kilowatts mês ainda é pouco conhecido.

“A vantagem do mercado livre é que consumidores podem escolher o seu fornecedor de energia, negociando livremente um conjunto de variáveis como prazo contratual, preços, indexador, e serviços associados à comercialização”, finaliza Bento.

Sobre a IBS-Energy – Empresa especializada em criar soluções que visam otimizar o gerenciamento de energia, oferecendo vários sistemas que garantem melhoria do desempenho técnico e redução de dispêndios com energia a projetos estruturados, auditoria, consultoria personalizada, monitoramento e gerenciamento de energia, reclassificação tarifária, suporte para construção de subestações e linhas de transmissões, entre outros serviços.  

Fonte: O Debate – Portal de Noticias