Única montadora a ter um parque eólico próprio no Brasil, Honda amplia a entrega de energia elétrica limpa e renovável.
A Honda Energy, subsidiária da Honda Automóveis do Brasil dedicada à gestão do parque eólico da marca, anuncia a ampliação da capacidade instalada em seu empreendimento, localizado na cidade de Xangri-Lá (RS). Em novembro, entrou em operação mais um aerogerador conforme anúncio de expansão feito em abril de 2019.
Inaugurada em 2014, a iniciativa concretiza o compromisso da Honda com o meio ambiente. Para atender à meta global de redução de emissão de gás carbônico em seus produtos e processos produtivos em 50% até 2050, tendo como base o volume emitido em 2000, a operação brasileira identificou no campo de geração eólica, a oportunidade de garantir uma matriz energética ainda mais sustentável. Essa fonte apresenta um dos menores índices de emissão de gás carbônico e é favorecida pela boa disponibilidade de ventos no país.
Com a conclusão da construção do novo aerogerador, o parque passa a contar com dez turbinas e uma capacidade instalada de 31,7 megawatts (MW), um aumento na capacidade de geração em torno de 11%.
Em relação à nova torre, sua potência de geração é de 3,8 megawatts, 23% superior ao modelo dos demais aerogeradores, possui 112 metros de altura e está entre as maiores instaladas atualmente no Brasil. As pás medem 66 metros e, quando montadas, alcançam diâmetro de 136 metros. Esse conjunto é maior em relação aos demais e, em seu ponto mais alto, alcança 180 metros de altura.
Referência no cenário nacional de energia eólica, o parque eólico Honda Energy é a única operação de propriedade de uma empresa do setor automotivo. Com ele, a Honda alcança a autossuficiência em energia elétrica limpa e renovável.
Fonte: O Debate