O sol é a estrela mais próxima da Terra. É por isto que nós vemos sua luz e sentimos o seu calor assim tão fortes. O sol é a fonte de energia responsável por todas as formas de vida no nosso planeta: plantas animais, peixes, o homem, tudo.

Só para se ter uma idéia, o sol envia, em menos de uma hora, o equivalente a toda energia que a humanidade consome em um ano. É bom lembrar que a energia solar é renovável, não poluente e abundante no Brasil, face às suas características de país intertropical.

Uma das utilizações mais simples da energia solar, sob forma de calor a baixa temperatura, é o aquecimento de água até 40ºC, para residências, empresas e também para o campo. Esta utilização é denominada Energia Solar Térmica sendo muito popular no Brasil, principalmente em Minas Gerais.

Porém, existe outra fonte de energia do sol que é utilizada para geração de eletricidade e que usa a luz do sol sendo denominada Energia Solar Fotovoltaica.

A Energia Solar Fotovoltaica é produzida pela a conversão da luz solar em energia elétrica através do uso de módulos fotovoltaicos ou paínéis fotovoltaicos interligados entre si.

A eletricidade gerada é em corrente contínua e precisa ser convertida em corrente alternada por um inversor de freqüência para que possa ser utilizada pela maioria dos aparelhos elétricos de nosso dia-a-dia

Estes sistemas solares são normalmente instalados em telhados de casas e topos de edifício, podendo também ser instalados no solo e ainda mais recentemente em fachadas de edifícios e integrados a edificações das mais variadas formas.

A Eficiência Máxima é pioneira na área de projetos solares fotovoltaicos visto que instalou o primeiro sistema residencial em Belo Horizonte, interligado a rede.

Este sistema gera energia para toda residência e quando existe um excedente esta energia é direcionada para a concessionária.

A utilização de sistemas fotovoltaicos além de reduzir do valor da conta de energia tem um grande apelo de marketing devido à associação do nome da empresa ou órgão público ao uso de energia renovável solar, de tecnologia moderna de geração de energia limpa, a favor do meio ambiente.