Empresa investiu R$ 547 mil em projeto que beneficia população de baixa renda.

A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), empresa de distribuição de energia, desenvolveu projeto que instala energia solar na moradia de pessoas com UTI domiciliar. A iniciativa beneficiou 50 famílias da Região Metropolitana de Campinas (SP) e procura contribuir para a redução da conta de luz destes consumidores.

Os pacientes dependem de equipamentos elétricos para sobrevivência e/ou respiração artificial com necessidade de utilização ininterrupta. Devido ao tempo de utilização, esses equipamentos demandam um consumo elevado de energia elétrica, o que impacta no custo mensal da família.

Financiado com recursos do Programa de Eficiência Energética da Aneel, o projeto viabilizou a instalação de cinco módulos de placas solares em cada cliente, somando 250 painéis.

A expectativa é que os painéis produzam 150 kWh por mês para cada um dos lares.

Além da instalação das placas solares, que possibilitam a geração própria de energia, o projeto também substituiu lâmpadas por modelos de LED. Aliando estas duas ações, a expectativa é de que o consumo de energia tenha redução de até 40% por mês, com impacto no valor da conta de luz.

Fonte: O Debate