Casos de Sucesso: Iluminação

Shopping Oiapoque

Redução de Demanda (kW)

HP: 0      HFP: 0

Redução de Energia (kWh)

HP: 0      HFP: 2.197.200

Economia R$ 1.527.203,77

Casos de Sucesso: Iluminação

AeC Contact Center

Redução de Demanda (kW)

HP: 13      HFP: 13

Redução de Energia (kWh)

HP: 64.802      HFP: 883.872

Economia R$ 439.112,73

Casos de Sucesso: Iluminação

Hospital Felício Rocho

Redução de Demanda (kW)

HP: 54      HFP: 80

Redução de Energia (kWh)

HP: 269.957      HFP: 2.250.891

Economia R$ 1.500.510,02

Casos de Sucesso: Ar Condicionado

Hospital Felício Rocho

Redução de Demanda (kW)

HP: 52      HFP: 59

Redução de Energia (kWh)

HP: 162.530      HFP: 1.167.083

Economia R$ 859.372,32

CPFL Energia expande parceria para o uso dos veículos elétricos

Unicamp receberá um veículo elétrico e terá eletroposto público no Centro de Informações.

A CPFL Energia irá disponibilizar a versão elétrica do Fluence, da Renault e, em contrapartida, a universidade irá compartilhar com a companhia os dados de uso do veículo, ceder um local para a instalação de um novo eletroposto público e fará uma contribuição financeira como subvenção para ajudar à financiar o projeto.

Além de ampliar a infraestrutura de recarga, o novo eletroposto testará uma nova configuração de alimentação de energia elétrica. Este será o primeiro equipamento a receber uma estrutura dedicada ligada diretamente à rede de média tensão. O objetivo é testar alternativas de conexão dos pontos de carregamento à rede, para identificar o melhor modelo para não sobrecarregar o sistema de distribuição.

Atualmente, o Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL possui sete eletropostos em operação, todos ligados à rede de baixa tensão. Para conectar o novo equipamento à média tensão, será instalado um poste com um transformador dedicado para fornecer energia ao eletroposto e, consequentemente, para recarregar os veículos elétricos.

Simulações computacionais realizadas pela CPFL indicam que um dos impactos da conexão dos eletropostos na baixa tensão é o risco de sobrecarregar o sistema de distribuição, considerando o consumo simultâneo de energia pelos veículos elétricos e pelos clientes residenciais e comerciais, sobretudo durante o horário de ponta. Tal situação pode reduzir o nível de tensão da rede, piorando a qualidade do serviço.

O ponto de carregamento rápido vai reabaster 80% da bateria do veículo em 30 minutos.

A expectativa da companhia é iniciar a instalação do novo eletroposto público em 30 dias, colocando o equipamento em operação até fevereiro de 2016. Além disso, a empresa irá também instalar um ponto de carregamento privado de carga lenta para uso exclusivo da Reitoria da Unicamp. O Programa de Mobilidade Elétrica do Grupo possui sete eletropostos em operação, dos quais quatro privados e três semi-públicos. Um deles foi instalado no Posto Graal 67, na Rodovia Anhanguera, na altura de Jundiaí.

Fonte: Diretoria de Comunicação Empresarial da CPFL

Fonte: O Debate – Portal de Noticias