Projeto com mais de 8 mil módulos atenderá o Superior Tribunal de Justiça.

O consórcio Sol da Justiça, formado pela catarinense Quantum Solar e a Soliker Energia, que é sediada em Brasília, deu início à construção da usina solar fotovoltaica que atenderá o Superior Tribunal de Justiça (STJ). O fornecimento de energia se dará na forma de Locação de Sistema de Geração Distribuída (SGD), sendo que a usina ficará no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, em Brazlândia (DF). O prazo de execução é de 264 dias, ou seja, com previsão de conclusão em setembro de 2021.

O projeto prevê geração de energia elétrica de fonte fotovoltaica, dimensionada para ser capaz de produzir e injetar no sistema de compensação, na categoria minigeração, a quantidade de 7.000 MWh por ano. Será instalada uma Central Geradora Fotovoltaica (CGF) de 3,70 MWp com mais de 8.000 módulos, infraestrutura, equipamentos, periféricos e acessórios. Isso inclui estruturas para cercamento, sistemas de segurança, infraestrutura civil e melhorias requeridas pelos diversos órgãos reguladores e ambientais.

A adoção de um sistema de geração de energia fotovoltaica nessa modalidade de aluguel proporciona redução mensal na conta de energia elétrica. Ainda, resulta na preservação do meio ambiente diante da diminuição do uso das fontes convencionais.

Fonte: O Debate