O consumo de um equipamento elétrico é definido com sendo:
Consumo = Potência x Tempo
Então existem duas formas de economizar energia elétrica:
• Reduzindo a potência das cargas;
• Reduzindo o tempo de funcionamento da carga;
Guarde este conceito para sempre! Reduzir potência e tempo de funcionamento é a chave para economizar energia e dinheiro!
Para reduzir o consumo de energia elétrica, utilizando o tempo de funcionamento dos aparelhos elétricos, é necessário instalar equipamentos que controlam este tempo de uso ou fazer uma conscientização dos usuários para utilizar os aparelhos elétricos no menor tempo possível ou seja você pode:
• Instalar temporizadores (equipamentos que ligam ou desligam aparelhos elétricos automaticamente);
• Controlar o tempo de banhos;
• Apagar as luzes quando não tiver ninguém no ambiente;
• Ligar o ar condicionado mais tarde e desligá-lo mais cedo do que o normal.
Tudo isto economiza energia porque reduz o tempo de funcionamento em cada equipamento.
Para reduzir a potência das cargas só com troca de equipamentos ou regulagem dos aparelhos.
Exemplos:
- Trocar uma geladeira antiga por uma geladeira com Selo Procel.
- Regular a chave do chuveiro para a posição Verão. Com esta ação, você está reduzindo o tamanho da resistência elétrica do chuveiro e economizará até 30% de energia neste aparelho.
- Regular o dial do aparelho de ar condicionado para 24° C que é a posição que traz conforto a todos em qualquer ambiente. Regulagens com valores abaixo de 24° C resfria o ambiente desnecessariamente consumindo mais energia
- Trocar as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas, as lâmpadas fluorescentes convencionais de 40 W por lâmpadas fluorescentes de 32 W, as lâmpadas fluorescentes de 20 W por lâmpadas de 16 W, etc.
Existe também a possibilidade de reduzir, ao mesmo tempo, a potência do equipamento e o seu tempo de funcionamento. Quer um exemplo?
Regular o chuveiro para a posição verão e reduzir o tempo de banho. Com esta ação você reduz a potência e o tempo de funcionamento reduzindo ainda mais o consumo de energia elétrica e conseqüentemente o valor da conta de energia que chega no fim do mês.