Empresa australiana lança moeda virtual que permite a venda do excedente gerado por painéis solares.

A Power Ledger, empresa australiana de energia, lançou a própria bitcoin que permite que proprietários de imóveis e empresas vendam o excedente da energia gerada por painéis instalados em suas propriedades a vizinhos sem destinar uma parte a intermediários.

A empresa já vendeu cerca de 57% de um total de 100 milhões dos chamados “tokens de energia” oferecidos a 8,8 centavos de dólar. Foi estipulado um limite de US$ 25.000 (aproximadamente 79 mil reais) para evitar que grandes entidades controlem o mercado.

A presidente da Power Ledger, Jemma Green, afirmou que a ação facilitará o financiamento dos painéis solares. “Isso também permitirá que pequenos investidores que desejam apoiar a energia renovável comprem pequenas participações em projetos solares de grande porte e de propriedade da comunidade”, diz ela.

De acordo com dados do relatório de abril da RenewEconomy, a capacidade de energia solar da Austrália deverá duplicar nos próximos anos. Isso porque as famílias investem nos painéis em telhados para reduzir conta de eletricidade.

Fonte: O Debate