O iluminador Bruno Cerezoli, da BROW Iluminação, dá dicas para iluminação natalina com eficiência energética.

Chega o Natal e a cidade toda se ilumina. Prédios, casas e ruas são tomados por luzes que lembram que o fim do ano está aí para festejar, agradecer e comemorar.

Porém, os gastos com a energia elétrica podem aumentar consideravelmente por conta dos famosos pisca-piscas que são acesos em toda a cidade.

Quanto à economia de luz, é sabido, segundo estimativa da CEMIG, que no mês de dezembro as contas de energia têm um aumento de cerca de 8% quando um conjunto de micro lâmpadas com potência de 50W fica acesso por um período de 11h.

Cerezoli afirma que este gasto pode ser reduzido se o investir em LED. “Trabalho com LEDs e comando de iluminação via wireless há mais de oito anos, e venho acompanhando a evolução dos preços e o aumento significativo da potência luminosa.

Em 2005, um LED de 5mm custava cerca de R$ 1,00 e emitia luz equivalente à meia vela, hoje um LED SMD tem tamanho 10 vezes menor e emite 20 vezes mais luz, além de custar aproximadamente R$ 0,20 cada um. Sendo assim, as lâmpadas de LED são hoje uma tecnologia acessível”, explica.

O que falta, segundo o iluminador, é regulamentação para se ter lâmpadas de LED convencionais equiparadas às potências das lâmpadas incandescentes. “Qualquer um fica perdido quando entra numa loja para comprar uma lâmpada de LED para sua sala ou quarto”, constata.

A montagem da iluminação também é uma questão importante de acordo com Cerezoli. Cuidados com a segurança e na montagem contribuem para economia da energia.

“A segurança na iluminação de fachadas é fundamental, temos que usar equipamentos com índice de proteção adequado ao ambiente que será instalado, para ambientes externos o IP deve ser no mínimo 65, que protege da água. Um curto pode causar uma fuga de energia e disparar o consumo ou até mesmo iniciar um incêndio”, afirma.

Cerezoli aponta algumas dicas para uma bonita e barata iluminação:

– Opte por iluminação LED em 12 volts, o risco de choque elétrico é menor (mas não deixa de ser inexistente), principalmente para quem tem crianças ou animais domésticos;

– Fuja das micro lâmpadas de vidro que são ligadas seriadas em 127 v ou 220 volts, ela poderá eletrificar todo o seu enfeite;

– Invista numa central de controle que pode ser um simples controle remoto ou até mesmo um aplicativo para smartphones, você terá uma infinidade de efeitos!;

– Coloque um timer para ligar e desligar a sua iluminação de Natal, se ninguém está acordado por que o enfeite tem que ficar ligado?;

Fonte: O Debate – Portal de Noticias