Publicado na Folha de São Paulo em 15/03/2009

O físico James Hansen ganhou fama mundial após aparecer no documentário “Uma Verdade Inconveniente” como o cientista que alertou o Congresso dos EUA de que o aquecimento global não era ficção.
Seu depoimento de 1988 é considerado um marco que facilitou a criação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas pela ONU naquele ano.
Hoje, Hansen é um dos cientistas que defendem medidas drásticas contra o aquecimento, como altas taxas sobre combustíveis fósseis e o banimento do carvão mineral. Diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais, da Nasa, é responsável por uma revisão anual da temperatura do globo.
Hansen mostrou que 2008 foi um ano particularmente frio, mas que isso não significa que o efeito estufa tenha freado. “Este ano e o próximo provavelmente serão os mais quentes já registrados”, diz.
Em entrevista concedida durante sua passagem pelo Congresso Científico Internacional de Mudanças Climáticas, na semana passada, em Copenhague, Hansen criticou a proposta de Barack Obama para o novo acordo climático e explicou por que considera o Protocolo de Kyoto uma falha.

Clique aqui para acessar a entrevista completa