Destaque do evento é o lançamento do Programa Um Solar em Cada Casa que prevê ampliação do uso da energia solar térmica em residências de todo o país.

Departamento Nacional de Aquecimento Solar da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento realiza nos dias 2 e 3 de setembro o 3º Congresso Brasileiro de Aquecimento Solar (CB-Sol), em parceria com a Intersolar South America, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo.

O evento conta com a presença de representantes de governo e de empresas do setor energético e da construção civil, e reúne temas de grande relevância em políticas públicas e tecnologia para os profissionais dos setores de aquecimento solar, energias renováveis, construções sustentáveis e arquitetura.

Durante o congresso, convidados nacionais e internacionais apresentam e debatem projetos inovadores de aquecimento solar que estão sendo desenvolvidos em várias cidades do Brasil e do mundo.

Entre os destaques da programação está o lançamento do Programa Um Solar em Cada Casa, recém apresentado ao Governo Federal e que prevê ampliação do uso de recursos energéticos sustentáveis por meio da energia solar térmica para aquecimento de água em residências de todo o país.

A proposta contempla a inclusão de 5 ações de grande impacto: Aquisições de Aquecedores Solares com recursos do FGTS; inserção no Programa de Eficiência Energética – ANEEL; ampliação do uso aquecedores no Programa Minha Casa Minha Vida; obrigatoriedade de uso nas novas construções residenciais que se beneficiem de recursos públicos; campanha de incentivo ao uso da tecnologia solar térmica.

As ações totalizam a instalação de 8 milhões de aquecedores solares em todo o país e beneficiando 32 milhões de pessoas com economia de e 124.320 GWh, equivalente ao total de energia consumida pelas residências dos 3 estados da Região Sul do Brasil no ano de 2014, representando emissões evitadas de 129.500.000 toneladas de CO2.

Fonte: O Debate – Portal de Noticias